A equipe de basquete em Cadeira de Rodas de Uberaba está se preparando para a disputa de duas competições neste segundo semestre. O Campeonato Brasileiro só começa em outubro, mas o Campeonato Regional teve início na terça-feira (18) e vai até domingo (23) em Niterói/RJ. A equipe da cidade que é uma das grandes favoritas espera voltar do estado do Rio com bons resultados.
Para o êxito nos campeonatos, os treinamentos acontecem três vezes por semana na ADEFU (Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba). Quem comanda a equipe formada desde 1998 com atletas de 15 a 55 anos é a treinadora Edília Mendes. O time de Uberaba conta com 12 cadeirantes, sendo 11 homens e apenas uma mulher.
O esporte. O basquete em cadeira de rodas é destinado a portadores de deficiência física motora, cadeirantes, nas categorias masculina e feminina. A modalidade segue as mesmas regras da Federação Internacional de Basquete Amador, com adaptações para os atletas participantes: a cada dois movimentos para impulsionar a cadeira, o jogador tem de driblar a bola pelo menos uma vez e a falta técnica é utilizar os membros inferiores para obter algum tipo de vantagem, como colocar o pé no chão ou levantar um pouco do assento. As dimensões do campo e a altura das cestas são as mesmas do basquete convencional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário