sexta-feira, 25 de junho de 2010

Italiana que reside em Uberaba agora torcerá pelo Brasil

Foto: Enerson Cleiton

Italiana radicada em Uberaba há 81 anos torceu ontem pela seleção de seu país na Copa do Mundo. Mesmo sem acompanhar muito o futebol, Maria Ofélia Licursi (foto), 84 anos, gostaria de ter visto a Itália nas oitavas-de-final da Copa do Mundo. Porém, a torcida também se mantém para o Brasil.
Na Copa de 2006, Itália e França estavam juntas, frente a frente no estádio Olímpico de Berlim para decidir a Copa disputada na Alemanha. Quatro anos depois, as duas seleções com títulos mundiais no currículo estão novamente unidas. Mas com um destino bem diferente: eliminadas na primeira fase do Mundial 2010. Nesta quinta-feira, os italianos, atuais campeões do mundo, foram desclassificados na África do Sul ao perderem por 3 a 2 para a Eslováquia no estádio Ellis Park, em Joanesburgo.
Em 80 anos de história dos Mundiais de futebol, nunca campeão e vice haviam sido eliminados na fase inicial da competição seguinte. E pela primeira vez, a tetracampeã Itália, lanterna do Grupo E, deixa uma Copa sem vencer um jogo sequer (dois empates e uma derrota). A pior campanha de sua vitoriosa história.
Mesmo assim, para Maria Ofélia, que é tia da vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antônio (PMDB), a seleção italiana jogou bem ontem. “Eu assisti o jogo inteiro em minha casa. Gosto muito da Itália, é a minha pátria. Jogaram muito bem, Infelizmente faltou apenas um gol para classificarmos. Agora, vamos ver. Vou torcer pelo Brasil”, afirma ela.
Maria Ofélia, filha de pais italianos, nasceu em Calábria na Itália, em 1926. Aos três anos mudou-se para o Brasil. Há 18 anos voltou ao país europeu para visitá-lo. “Vim muito novinha para o Brasil. Não lembro de muita coisa da Itália. Meu filho me prometeu que me levaria lá e cumpriu”, relembra a italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário