quinta-feira, 16 de abril de 2009

Djalma Santos: Orgulho para Uberaba

Uma das grandes figuras históricas da cidade de Uberaba completou recentemente 80 anos de vida. Quase uma vida inteira dedicada ao futebol. Foi um dos melhores laterais-direitos de toda história e disputou mais de cem partidas pela Seleção Brasileira de Futebol, incluídas as copas de 1954, 1958, 1962 e 1966. Djalma fez história nos três grandes clubes por onde passou, jogador exemplar, jamais foi expulso de campo. Portuguesa, Palmeiras e Atlético Paranaense foram os clubes onde Djalma atuou como jogador por mais de vinte anos. Foi até nomeado por Pelé um dos 125 maiores jogadores vivos de futebol.

Um dos grandes símbolos do esporte não só para a cidade, mas para o país, chega nesses 80 anos de idade com muito pique. Djalma ainda joga futebol com os amigos em um clube da cidade. Ele que já chegou a atuar na Secretaria de Esportes da cidade, acredita que ainda vá trabalhar por muito tempo em algo relacionado ao futebol, pois acredita acredita no poder do esporte para inclusão social. O futebol sempre estará em suas veias!

Um comentário:

  1. Aqui tem uma coisa que eu já queria ter falado: o quão importante são os dados.
    Veja como seu texto cresce quando vc fala dos clubes em que o craque Djalma Santos jogou. Muita gente não sabe isso. Desta forma, você leva conhecimento ao leitor e ele passa a querer, ainda mais, ler seu próximo texto. Afinal, ele acredita que vc trará novas revelações na próxima edição. E os anos em que ele jogou as copas...isso tb reforça a qualidade do artigo.

    Um texto com chamada criativa e sobre um assunto interessante, desperta a atenção do leitor. No entanto, se não tiver informações, deixa de prender seu público alvo até o final. Isso impede que vc alcance o objetivo. Por isso, a riqueza de informações é essencial.
    Mas, mesmo sendo uma trunfo, a informação tem suas armadilhas. A primeira, é básica do jornalismo: como vc já está cansado de saber, a informação tem que ser checada antes de ser veiculada e tem que ser precisa, objetiva, clara. Também há o risco do excesso de informações: quando isso ocorre, muitas vezes quem escreve se perde naquele emaranhado, se distancia da linha mestra do raciocínio e conclui um texto confuso. Mas, quando selecionamos, por ordem de importância, as informações e enfocamos aquelas que são esclarecedoras, temos um material eficiente.

    Quanto ao Djalma Santos, parabéns pela escolha do tema: nada melhor e mais justo que destacar as oito décadas de vida deste brilhante esportista que merece ter esta história imortalizada.

    Fernando Natálio

    ResponderExcluir