segunda-feira, 7 de junho de 2010

Honduras em Uberaba? Aqui tem!

Foto: Enerson Cleiton

A seleção de Honduras está de volta a Copa do Mundo após 28 anos. Em Uberaba, um hondurenho aposta na classificação de seu país à segunda fase. Mesmo com pouca tradição no futebol, um dos maiores feitos da seleção da América Central foi eliminar o Brasil nas quartas de final da Copa América de 2001.
Elton Diaz, 28 anos, mora em Uberaba há pouco mais de quatro anos. Ele se mudou para o Triângulo Mineiro após se casar com uma uberabense, que conheceu quando trabalhava em um cruzeiro, em Cabo Frio-RJ. Como garçom na cidade, ele agora passa por um momento constrangedor. Em um dos bares que trabalha, na avenida da Saudade, os funcionários têm que vestir uma camisa do Brasil no período da Copa. Para ele, isso é uma tortura. “Eu gosto do Brasil e das pessoas, mas o meu amor é pela Honduras. Eu não queria ter que vesti-la. Muitos amigos me cornetam, mas desafio qualquer um no futebol”, arrisca Elton, ao "dar uma" de jogador.
Com a camisa de Honduras no corpo, ele ainda aguarda a bandeira de Honduras que deve chegar daqui a aproximadamente duas semanas. Seu país está no Grupo H, ao lado de Chile, Suíça e Espanha, atual campeã da Eurocopa. Mesmo em um grupo não tão fácil, ele aposta na classificação do time. “Já fizemos amistosos contra o Chile e ganhamos tranquilamente. O último foi disputado nos Estados Unidos e ficou 2 a 0 para nós. Não conheço muito a Suíça, mas acredito que vamos a segunda fase”, diz Diaz.
Caso Honduras classifique em seu grupo, um confronto diante do Brasil pode acontecer já nas oitavas-de-final. Se o país da América Central ficar em primeiro, enfrenta o segundo colocado do grupo G, o do Brasil. Se ficar em segundo, enfrentará o primeiro do G. Quando questionado se torceria para o Brasil caso Honduras fosse elminada, ele sorriu ironicamente e preferiu não responder.
A única maneira de acompanhar a sua seleção atualmente é pela internet. Fanático, ele ficou chocado quando recebeu a notícia de que um dos principais jogadores de Honduras havia sido cortado devido a uma lesão. Wilson Palacios, volante do Tottenham da Inglaterra está fora do Mundial. “Isso foi um choque imenso. Ainda vamos ficar no primeiro jogo sem o atacante ex-Inter de Milão, David Suazo. Mesmo assim, temos bons jogadores. O principal ídolo é o atacante Carlos Pavón, de 36 anos, que fez o gol da nossa classificação diante de El Slavador”, diz Elton.
Honduras estreia na Copa no próximo dia 16, às 8h30, diante do Chile. Esta é a segunda vez que o país de quase oito milhões de habitantes participa de um Mundial. A primeira vez foi em 1982, na edição disputada na Espanha.

Um comentário:

  1. Essa foi excelente. Como vc descobriu esse hondurenho aqui??????????? Incrível!!

    Fernando Natálio

    ResponderExcluir