quarta-feira, 23 de junho de 2010

Descendentes estiveram juntos ontem para torcer pela Grécia

Foto: Enerson Cleiton

A colônia grega em Uberaba se reuniu na tarde de ontem para acompanhar o jogo entre Grécia e Argentina, válido pelo Grupo B. O time europeu acabou eliminado da Copa do Mundo após perder para a equipe portenha por 2 a 0. José Paulo Kefalás, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), foi à casa (foto) do médico do Uberaba Sport Club (USC), Dr. Constantino Calapodopolus, e viu o time comandado por Maradona concretizar os 100% de aproveitamento na primeira fase.
Ao lado de sua família, o médico do USC preparou alguns petiscos brasileiros para o evento. Porém, a bebida foi grega e, com o nome diferente para os brasileiros: Ouzo. Na mesa da sala, em frente à televisão, Kefalás, Constantino, e seu filho, George Calapodopolus, vestiam a camisa da Grécia. Com um passatempo tempo na mão, o objeto grego chamado komboloi, torciam a todo o instante pela seleção grega. Até mesmo a bandeira do país Europeu estava exposta na sala e na janela da casa.
O jogo começou ao mesmo tempo em que Coreia do Sul e Nigéria - os dois outros times do grupo - também se confrontavam em busca de uma vaga nas oitavas-de-final. Assim que os africanos abriram o placar diante dos asiáticos, veio a esperança. A Grécia, com o eventual empate, se classificava com quatro pontos, ao lado da Argentina, com sete. Entretanto, a Coreia empatou e, no intervalo, a Grécia ficava fora com o marcador provisório diante da Argentina (Grécia e Coreia ficavam com quatro pontos, mas os asiáticos tinham maior número de gols marcados). Mesmo assim, o otimismo estava presente. “Vamos ganhar esse jogo”, disse Dr. Constantino. “O gol da vitória vai ser aos 43 do segundo tempo”, afirmou Kefalás.
A Coreia chegou a virar o placar no segundo tempo, mas a Nigéria logo igualou o marcador novamente. O problema é que, aos 32 minutos da segunda etapa, a Argentina abriu o placar com o zagueiro Demichelis e estragou a festa preparada na casa. Aos 43, o atacante Palermo decretou a eliminação grega.
A Argentina terminou na primeira colocação do grupo com nove pontos e enfrenta o México nas oitavas-de-final. A Coreia ficou em segundo com quatro tentos, e encara o Uruguai nas oitavas. Grécia com três e Nigéria com um, voltaram para casa.
Mesmo com a frustração, Kefalás achou que o melhor jogador em campo foi o goleiro grego Tzorvas. “A Argentina teve as duas oportunidades e não desperdiçou. É isso mesmo. Agora, o Brasil vai vingar. Vamos ganhar da Argentina nesta Copa”, acredita José Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário